Plano de alimentação para cachorros

Plano de alimentação para cachorros

11 Dezembro, 2014 | Consejos

A Arion recomenda que siga estes passos, com algo tão simples irá conseguir que o seu cão se desenvolva de uma forma saudável e feliz.

Passo 1.- Lactação: a melhor alimentação para os recém-nascidos é o leite materno, nos primeiros dias pós-parto, quando o leite contém colostro, rico em imunoglobulinas é fundamental para manter o cachorro protegido contra todo tipo de doenças infecciosas durante o primeiro mês de vida, quando o seu sistema imunitário ainda está imaturo. Somente em caso de ninhadas numerosas ou se a cadela sofrer de alguma patologia mamária ou que provoque ausência de secreção de leite, é indicado utilizar leite de substituição como Arion Premium Milk, que deve ser sempre fornecido com a diluição correta em água quente, (uma parte de leite para cinco de água) e administrar em cachorros lactentes com biberão a uma temperatura de 38°C/40 °C.

Passo 2 – Desmame: O desmame é geralmente progressivo e ocorre entre as quatro e cinco semanas de vida. A transição entre a dieta líquida e a alimentação sólida provoca sempre um stress ao cachorro que sofre um desvio na sua curva de crescimento e no seu ganho de peso. A utilização de Arion Premium Starter minimiza este stress pela sua alta digestibilidade e elevado nível energético. Com isso asseguramos cachorros fortes e saudáveis nesta fase. Devemos administrar Arion Premium Starter entre as quatro e oito semanas de vida. Não é aconselhada a sua utilização fora deste período, especialmente em cachorros de raças grandes e gigantes, uma vez que em animais com um desenvolvimento muito rápido, a saúde articular e estrutura esquelética podem ficar comprometidas a partir dos 2 meses.

Passo 3 – Crescimento: A fase de crescimento é fundamental para conseguir um adulto saudável que desenvolva todo o seu potencial genético. Os diferentes produtos Arion Puppy estão adaptados aos diferentes tamanhos das raças e às características nutricionais dos cachorros com sensibilidade digestiva ou alergias. Siga sempre as recomendações nutricionais do nosso Breeding Plan para administrar ao seu  cachorro o produto “puppy” mais adequado durante a sua fase de crescimento, que termina em diferentes idades dependendo do tamanho adulto de cada cão.

Passo 4 – Adultos: Na fase adulta, que como já foi referido começa em momentos diferentes em função do tamanho das raças, deverá usar diferentes produtos Arion Premium com base: nos diferentes tamanhos das  raças, nos níveis de atividade realizada, nas características especiais do cão, como seja o excesso de peso ou a melhoria da pelagem, ou mesmo, em casos mais particulares, como a sensibilidade digestiva ou algum tipo de alergia.

A escolha de um produto em detrimento de outro pode variar em diferentes momentos da vida adulta do cão, em função das situações particulares antes comentadas.

Passo 5 – Sénior: Tal como a entrada para a idade adulta varia consoante a raça, a idade de entrada nesta fase também. Enquanto os cães de raças grandes e gigantes, com peso adulto superior a 35 Kg atingem a fase sénior com idade igual ou superior a 7 anos, os cães de raça média, cujos pesos estão compreendidos entre os 15 e 35 Kg, atingem esta fase a partir dos 8 ou 9 anos. As raças mais pequenas, com peso adulto entre 1 e 10 Kg, vivem mais tempo e considera-se que começam a sua etapa de envelhecimento a partir dos 10 ou 11 anos. Quando um cão chega a esta fase da vida devemos prestar atenção à sua alimentação, não só devido ao envelhecimentos dos tecidos, mas também porque o seu metabolismo é mais lento, tendendo a acumular mais gordura corporal. O Arion Premium Senior garante um envelhecimento mais saudável para poder disfrutar mais anos dos nossos amigos.

Consulte o blog da Arion, http://www.elblogdearion.com para saber mais sobre a correta alimentação e cuidados do seu cão